quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ESTUDO: SER SANTO PORQUE ELE É SANTO






"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra." Colossenses 3:1-2.



1. O que é santidade? É ser separado do pecado e isso é resultado da conversão genuína. Quando alguém se decide por andar com Cristo, logo, espera-se dele que seja santo como o filho de Deus é. Não que essa seja uma tarefa fácil, mas é sabido que há todo um processo de regeneração advindo da introdução do espírito santo em nossas vidas no ato da conversão. Ver: João 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. E é por meio do espírito santo que nos afastaremos do pecado. Deixar de ser pecador, isso não deixaremos de ser, pois já nascemos com essa natureza, mas afastar-se do pecado até que Cristo venha nos buscar, isso nós podemos

2. Então quer dizer que após a conversão, qualquer um é santo? É santo desde que se ande no espírito, porém quando se andar na carne nisto não há pureza., a carne é a maneira pela qual fazemos o caminho contrário ao de Deus, é o nosso velho homem que se inclina para o pecado. Gálatas 5:25 nos exorta justamente a andar no espírito. Se um cristão quer realmente separar-se do pecado, ele necessita viver conforme a orientação do espírito santo,pois é Ele quem nos acusa quando pecamos e é também o espírito que nos estimula a fazermos o bem, se não, continuará numa vida de erros, distante da vontade de Deus.

3. Depois de nos convertermos é natural que ainda permaneçam traços de quando ainda éramos criaturas errantes, mas com o passar do tempo o nosso caráter deve se amoldar ao de Cristo, quanto mais vivemos, mais devemos nos parecer com ELE. Agir como Ele agiu., amar como Ele amou. Em 1 João: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”. E não é porque Jesus era o filho primogênito de Deus que foi fácil manter-se longe do pecado. Ele vivia rodeado de tentações e de pessoas problemáticas, além de ter sido traído e acusado injustamente em MARCOS 1:12-13 “E logo o Espírito o impeliu para o deserto.E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.” mas Cristo não se deixou influenciar pelo meio, antes Ele o influenciou. Isso porque Jesus vivia em oração e tinha pleno conhecimento do antigo testamento. A oração era o que lhe proporcionava o contato direto com o Pai celestial.


4. A importância da oração. Além de mantermos uma vida comunitária, na qual podemos nos reunir e aprender mais uns com os outros, devemos fazer como Jesus fazia, orar incessantemente, conversar com Deus diariamente e ao falar com Ele, ser sincero, confessar os pecados, não de forma resumida, mas dizendo detalhadamente o que fizemos, isso nos trará uma consciência tranqüila e a certeza de podemos sempre melhorar. Irmãos, Deus quer sempre nos ouvir, quando oramos a Ele estamos afirmando que somos dependentes da sua orientação. É conversando com o Pai que seremos preparados para a grande obra. Não há trabalho frutífero sem a mão de Deus. Nunca diga que está preparado o suficiente para a obra se você não ouviu a voz de Deus.

5. Na própria palavra podemos encontrar Deus usando homens para trazer a sua mensagem ao povo como quando Ele usou Moises, Isaias, Neemias, Esdras, Paulo e até seu próprio filho, mas ainda que Ele usasse homens, Ele mesmo nos deixou a sua palavra como prova daquilo que quer nos dizer e é por isso que não devemos negligenciar a leitura da palavra. Ainda que hoje, nós tenhamos acesso a grandes homens, como pastores, evangelistas, professores de EBD e discipulado, Não é o bastante para nos sentirmos amparados de conhecimento, não é suficiente apenas vir a igreja e ouvir é necessário leitura constante se quisermos ser como Cristo, Ele lia a Palavra e ainda criança, sabia muito mais do que os doutores que lhe admiravam a sabedoria .Ver Lucas 2:39-52.

6. Se não conhecermos mais ao Deus que servimos, muito menos nos pareceremos com Ele. A conseqüência da leitura e oração diárias é a personificação do caráter de Cristo em nós. Deus precisa moldar o nosso caráter para podermos ser usados em favor da obra, se não nos dispormos a aprender mais com Ele, menos crente seremos, mais parecidos com o velho homem ficaremos. Devemos ser santos porque Ele é Santo. Lv 20:07, 1Pe 1:16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário